sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Backup de VM's Hyper-V com Windows Server Backup (Sem desligar a VM)


Para quem não possui nenhum software de backup de terceiros que realiza cópia de suas VMs através de agentes. É possível utilizar o WSB (Windows Server Backup) para realizar backups de VMs Hyper-V. O Mais interessante disso é que graças ao recurso de Volume Shadow Services (VSS), é possível realizar esse backup  " a quente", ou seja, com as VMs online.

Entretanto para realizar backup online das maquinas virtuais do Hyper-V, existe um pré-requisito onde o Sistema Operacional da VM deve dar suporte a Integration Components. Com isso confirmado, vamos aos passos:

1) Abra o Server Manager > Features e escolha Windows Server Backup Feature. Na minha imagem abaixo, o mesmo já está instalado.

2) Baixar o fix para registrar o VSS Writer http://support.microsoft.com/kb/958662


3) Após o download, iniciar a instalação do fix.


4) Após a instalação do fix, entrar no registro do Windows e validar se as chaves foram criadas conforme imagem abaixo

HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\WindowsServerBackup\Application Support

5) Entrar no console do Hyper-V, selecionar uma VM, clicar em settings > Integration Services e verificar se o Backup Volume Snapshot está habilitado


6) Vamos criar o nosso backup, abrir o console do Windows Server Backup, clicar no backup Once e escolher Different options.


Escolher Custom e clicar em next
Selecione a pasta correspondente a VM quer você quer "backupear" e clique em OK

Clique em next

Escolha o destino onde será salvo o Backup. Em nosso exemplo estamos salvando na unidade C:\, porém é possível salvar em um destino remoto no formato UNC \\server\compartilhamento

Mensagem de confirmação

Backup iniciado

Agora é só aguardar o processamento do backup. Ao término do mesmo, será criada na pasta destino um diretório chamado WindowsImageBackup, este cara é o backup da sua VM.

Abraços...


3 comentários:

  1. Muito boa Willians!!! Informação muito útil.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde;
    A tempos, uns 8 meses procuro uma solução para o meu problema, as configurações estão todas corretas como nas suas descrições, porém não tenho sucesso ao tentar executar o backup, sempre retornando a mesma mensagem de erro:
    A operação foi interrompida antes de ser executada.

    Teria alguma dica?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar está informação amigo!!!!


    ResponderExcluir