terça-feira, 4 de outubro de 2016

Pasta ConflictAndDeleted excedeu seu limite configurado no DFS

Em alguns ambientes que possuem o DFS implementando, você poderá se deparar com a situação onde o volume onde está configurado a replicação DFS consumir boa tarde do disco disponível, correndo o risco até mesmo de esgotar o pouco que resta.

Geralmente isso ocorre devido a volumetria da pasta ConflictAndDeleted que excedeu o limite configurado no DFS porque o arquivo ConflictAndDeletedManifest.xml está corrompido.

Não vou entrar muito nos detalhes disso, mas para quer quiser saber mais, o link abaixo poderá fornecer todas as informações.


O artigo do link foi escrito para Windows Server 2003, porém todo o procedimento abaixo foi realizado em um ambiente com Windows Server 2012

Antes de começar, todas as pastas relacionadas as configurações de DFS estão ocultas, portanto para visualiza-las, primeiro você deverá ir até Folder Options no Painel de Controle e deixar as opções como na imagem abaixo:



Após isso, você visualizará a pasta DFSPrivate e dentro dela toda as outras pastas e arquivos relacionados as configurações de DFS. 


Por padrão, a pasta DFSPrivate fica dentro da pasta onde configurou a replicação.




Bem...para resolver esse problema, a partir do servidor DFS, abra um prompt de comando como administrador e rode o primeiro comando abaixo:


WMIC.EXE /namespace:\\root\microsoftdfs path dfsrreplicatedfolderconfig get replicatedfolderguid,replicatedfoldername

Esse comando irá listar o ID da pasta replicada bem como o seu nome conforme pode ser visto na imagem abaixo:




Com o ID em mãos, vamos rodar o segundo comando para limpar a pasta ConflitcandDeleted

WMIC.EXE /namespace:\\root\microsoftdfs path dfsrreplicatedfolderinfo where "replicatedfolderguid='colar aqui o ID listado no comando acima'" call cleanupconflictdirectory




Após isso, é só aguardar a limpeza da pasta ConflitcandDeleted, dependendo da atual volumetria dessa pasta, isso pode demorar horas, portanto sugiro fazer isso fora do horário de expediente ou final de semana.

abçs!



2 comentários:

  1. axo q as ajudas q vc oferece nao devem parar... esses dias atras esse blog me ajudou muito... axo q nao deve parar rs... abraço!

    ResponderExcluir